domingo, 28 de abril de 2013

Música - A Linguagem Universal da Humanidade

O Homem, ao tentar construir a torre de Babel, teve como castigo a confusão de idiomas, de tal forma, que ninguém entendia ninguém, tudo ficando assim mais difícil.

No entanto, Deus,  na  Sua  infinita  bondade,  deu ao  Homem  uma oportunidade única,  ao deixar-lhe uma linguagem universal ─ a música.

A música, que cada um de nós ouvimos, toca-nos o coração. Não importa que tipo seja. Numa ou noutra situação poderemos até assustar-nos com determinado tipo de música, mas, aos poucos, começamos a compreendê-la.

Não há praticamente nenhuma cultura onde a música não esteja presente funcionando até, na maioria das vezes, como fator determinante no desenvolvimento linguístico e afectivo dos indivíduos.

Desde o nascimento, a criança tem necessidade de desenvolver o sentido do ritmo, pois em todo o universo que nos rodeia, há um sem número de ritmos que se evidenciam a cada passo e a cada momento.

A música é, assim, uma linguagem universal que vai estimular outras áreas do nosso desenvolvimento, sendo fundamental para o bom funcionamento de toda a sociedade.

Desde os tempos mais remotos, sempre que uma nova sociedade nascia, com ela surgia também um novo estilo de música.

A música é, de facto, uma linguagem comum a todas as pessoas, podendo facilmente transmitir emoções, ou sentimentos, a nível universal. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos... A música é, sem dúvida, uma linguagem universal que está presente nas mais diversas situações da vida humana, tanto a nível individual, como coletivo.

A linguagem musical é igualmente um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, para além de ser um poderoso meio de integração social, sendo possível, através dela, passar mensagens de união fraterna entre os seres humanos, independente da língua e cultura de cada povo.

A música é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e da sua época.

Por muitos, a música é vista como a primeira das artes, tanto no que diz respeito à história humana como na sua importância na vida de cada um de nós. Nas civilizações primitivas, os sons tinham um significado, o qual também estava presente nos seus instrumentos primitivos. Mas, já para nós, a música é reconfortante e, não raras vezes, presta um valioso auxílio ao nosso equilíbrio emocional.
Vasco Lopes da Gama

2 comentários: